21 abril 2010

Tudo sobre o Twitter

Olá caro leitor, depois de tanto me perguntarem sobre o tal do "Twitter" resolvi fazer um post explicando tudo o que você precisa saber sobre essa febre mundial. Vou fazer o possivel pra não ser muito extenso, mas a questão é que não gostaria de polpar os detalhes. Mesmo sabendo que muitas pessoas que lêem essa postagem ficam muito agradecidos por cada tempo que tive de dedicação, fazendo valer cada tempo nele gastado, mas também não vai ter a coragem de deixar um raro comentário, muito menos um obrigado. Mas vamos em frente!

Vamos começar, passo-a-passo.

O que é Twitter?
Muitos se embaraçam nessa pergunta, pois todos usam, mas dificilmente sabem explicar.
Vou tentar dá um breve idéia do que seja esse tão falado "Twitter".
Twitter nada mais é do que um sistema de microblog, onde você pode dizer "o que está pensando" "o que está fazendo" e também pode interajir com seus amigos ou colegas, como se fosse um bate-papo, ou melhor entendimento... "O Twitter é como o seu bar favorito funcionando dia e noite: a hora que você aparecer encontrará alguns frequentadores habituais e mais outras pessoas relacionadas a eles. Você poderá ficar para um dedo de prosa durante um intervalo no trabalho ou passar horas interagindo e trocando idéias."

O bom do twitter é que qualquer pessoa pode interajir com outras sem nem ao menos conhecer ou ter aproximidade, mas o que poucos não sabem é que o twitter também tem privacidade, são os chamados DM's (Direct Messeger | Mensagem Direta) que são mensagens enviadas para determinada pessoa que possuem twitter de forma discreta sem que todos vejam.

O twitter veio crescendo em ritmo muito acelerado por causa da mobilidade e praticidade que ele tem. Em todos os lugares você o encontra, é muito raro hoje você entrar em um site e não se deparar com o símbolo do twitter.
Reportagens, manchetes e fofocas são vidrados no twitter, um desses motivos é que muitos artistas escrevem coisas comprometedoras ou informações importantes em seus twitter's. Ta aí uma outra forma do twitter ter ganhado tanta fama, no twitter é possivél você ter contato direto com seu artista favorito e ainda saber tudo o que ele anda fazendo e escrevendo. Isso deu muito o que falar, principalmente as brigas entre artistas. A cada escandalo o twitter ganhava manchete e cada vez mais espaço na mídia, além de novos "followers", é claro!

Você não tem tempo de ficar na frente do Pc twittando? Isso não é um problema. Você também pode twittar pelo celular. Tá aí um ponto master em deixar o twitter tão viciante. Você pode tá dentro do carro twittando ou até em uma festa.

[Mais informações de como twittar pelo celular mais abaixo]

Como eu faço pra ter um Twitter?

Primeiramente você deve fazer um cadastro nesse site ~> https://twitter.com/signup

Vou dá um exemplo claro de um cadastro, por exemplo se o nome da pessoa for João Boscos Lindemberg :

Full name (Nome Completo) : João Boscos
Username (Apelido): JoaoBosL

Lembrando que o username deve ser pequeno e de fácil entendimento, e também por que o seu unsername ficará na (URL) endereço eletrônico: www.twitter.com/JoaoBosL É necessário ser algo fácil.

[Você pode mudar o seu nome e o seu apelido a qualquer momento]

 Após você fazer o seu cadastro é importante que você entre no e-mail que você forneceu e busque o e-mail que o twitter lhe enviou para validar o seu cadastro. (Muitas pessoas tem problemas, não conseguem alterar suas informações quando não confirmam esse e-mail. Verifique se o e-mail não está na pasta de SPAM do seu e-mail)

Depois do twitter criado.

Tá aí uma parte em que muitos se batem por não terem afinidade e nem idéia nem direção pra onde ir.
O que fazer nessa hora?
Precisamos antes de qualquer coisa, personalizarmos o nosso twitter, precisamos manter uma boa aparência. Ou seja, precisamos colocar uma foto no perfil e colocar um bom BG (BlackGround | Plano de Fundo)

Como colocar um plano de fundo no Twitter?

Essas opções se encontram no menu Settings, logo no topo da página.

Home - Página Inicial | Profile - Perfil | Find People - Pesquisar pessoas | Seettings - Configurações | Help - Ajuda | Sign out - Sair

Um dos motivos de afastar vários brasileiros do twitter, é da página ser totalmente em inglês ou se preferir em spañol. [Para mudar pra español, vá em Settings e mude o idioma]

Depois de clicado em Seetting, vá em Design e mude o BG do seu twitter.


Lembrabo que as imagens devem ser inferioras a 800k. O twitter só aceita imagens com as extenções: GIF, JPG, PNG.



 A melhor resolução pra um bom BG é: 1275 x 924
 As vezes as alterações demoram, mas se tudo tiver certinho, ele não tardará muito para aparecer as alterações.

Se você não tiver foto, ou paciência de editar uma, existem sites que já lhe fornecem BG's prontas. Se você for procurar no [Google] encontrará várias. Confira a "lista de 30 sites de blackgrounds".

É também na opção Settinng que você muda a foto do seu perfil e edita seu "BIO | Quem eu sou".

O que fazer no twitter? Como usa-lo?

Estando na sua "Home | Página Inicial" existe uma lacuna com 140 caracteres  para você preencher com o que você quiser. Nessa hora use a imaginação, escreva o que vinher em sua mte, o que lhe der vontade.

Uma das coisas complicadas de entender no twitter é esse lance de "Follow | Seguir".
Você pode seguir alguém, sem que obrigatoriamente a pessoa lhe siga.
O twitter não funciona como o orkut, que basta alguém te adicionar pra ser seu amigo,no aguardo apenas de uma aceitação e você automaticamente já faz parte da lista de amigos da pessoa.
No twitter você segue as pessoas, como se você assinasse pra receber as postagens dela diariamente. Isso não obrigará a ela que assine também para receber as suas postagens.

O outro passo após criar o twitter é começar a seguir as pessoas que você conhece ou tem interesse de ler suas postagens. Para isso basta digitar o nick (username) de quem você quer seguir.


Essa opção também lhe possibilita ver todas as conversas desse nick. Para acessar o perfil da pessoa, basta só clciar no nome dela.
Uma maneira fácil de encontrar pessoas também é digitar a url na barra de endereços ~> www.twitter.com/gtxarpe

Depois de estar no perfil de quem você quer seguir, apenas clique no botão
Pronto você apartir desse momento receberá em sua página inicial todos os "Tweet's | Postagens"
Se você quiser deixar de seguir é só dá "Unfollow | Deixar de Seguir"

Nesse menu acima temos as ações ~> 1 - @ Mencionar | 2 - DM | 3 - Unfollow | 4 - Bloquear | 5 - Spam

1 - @Mencionar : É dessa forma que conversamos com as pessoas no twitter, mencionando-as.

Se preferir, em seu próprio "Home"  na caixa de texto mencione seus amigos colocando um @ na frente do nick a ser mencionado. [PS: Você pode mencionar mais de uma pessoa]

Para responder um tweet basta clicar no link "Reply | Responder"
Tá aí uma coisa interessante e que poucos sabem. Quando você dá "Reply" em alguém, é criado um link de vinculo. O que é isso? Aparece o link do tweet's que você respondeu logo abaixo da sua mensagem. Assim fica fácil acompanhar as conversas, principalmente se você pega uma resposta no ar, ou nem lembra o por que alguém lhe disse aquilo.

Imagina se você se depara com esse tweet?
Você vai entender o por que a pessoa disse: De nada? Vai sim... é só clicar no link a baixo "in reply... | em resposta..." E se deparará com a mensagem que deu origem a posteriora.


Não entendeu? Relax, como diz meu twittdeck quando cai a internet "Don't panic | Não tenha Pânico" na pratica isso é muito mais fácil de entender do que na teoria.

Vamos agora falar sobre os Retweet's e as tag's.
Você já sabe o que é REPLY [Responder] e tweet [Post/ Mensagens] Vamos agora falar sobre o "Retweet"... ou melhor "RT" e as tag's que estam sempre nos perseguindo, e é um bom passa tempo para nós twitteiros

O que é Retweet?
É uma forma de divulgar um tweet. Quando escrevemos um tweet, ele vai para a "Home" das pessoas que nos seguem, apenas para a página inicial dos nossos seguidores. Se um dos nossos seguidores quiser dá RT, não só apenas ele verá o que você escreveu, mas sim, todos que o segue, sem a nececidade de ser um Follower seu.Dessa maneira esse tweet corre solto de seguidor pra seguidor, como uma corrente, uma das melhores formas de divulgar algo.

Como dá um RT?
EX: Você está seguindo uma pessoa que lhe mandou essa mensagem:

Achou interessante e que mandar pra todos os seus amigos? Dê um RT, seus amigos também receberão essa mensagem. Mesmo não seguindo o autor original.

Para dá um RT basta apertar no link Retweet e depois Yes. Lembrando que os Rt's ficarão no seu perfil listados.

O que são Tag's?
Tags, metadados ou Etiqueta na verdade são palavras-chave, que são dados usados para classificar e organizar arquivos. Para criar uma TAG, basta colocar o símbolo # na frente da palavra-chave, que automaticamente será criado um link de vinculo.

Veja esse tweet do jornalista Realw Bonner do Jornal Nacional:

Observe que no fim do tweet tem uma tag chamada #Brasília50, quando você clica nessa tag, todos que usaram a mesma tag em seus tweets aparecerão em uma lista de resultado busca.


As tag's movem o twitter. Uma das maiores tag's são: #NowPlaying & #FF, que nunca saem de moda.
#NowPlaying [Ouvindoagora] é a tag usada pelos usuário que querem dizer oq ue estão ouvindo naquele exato momento. Ex:

#NowPlaying ~> #MPB ♫ #Djvam - Oceano ♫


#FF é um TOPICS = o símbolo # (que em português chamam de "jogo da velha" e em inglês de "hashtag") [daí a palavra TAG] indica um tópico de conversa.

#FF tem vários significados ~>  Follow Friday, Friends / Favorites, Friend Feed , etc.


Normalmente as pessoas colocam os usuários e no final utiliza #FF, exemplo logo a baixo:

 Isso são indicações! Ou seja, você stá indicando aos seus seguidores para seguir essas pessoas.

Se você quer acompanhar as tendências, em sua home existe um tópico mostrando as tags mais usadas.

O Brasil também tem a sua lista de Tópicos de têndencia de tag, que são chamados de TTBr.
Para configurar basta clicar em Change abaixo do titulo Trending: Worldwide  e escolher a opção BRASIL.
[Essa foi meu amigo @gustavo_mourt que me ensionou]


 Gostou de um Tweet e que salvar para revê-lo depois? É fácil salve-o em favoritos clicando com o mouse na estrelinha que fica a direita dos tweets.


Para ver os outros tweets que você salvou em favoritos basta clicar em Favorite em sua "Home" que láe stará todos os tweet's salvos.

Nesse menu Home encontramos também o menu @seuNick, que serve para ver as mensagens que as pessoas lhe mencionaram. No meu caso, quando eu clico em @GtxArpe eu vejo todos os tweets mandados pra mim, que tem o meu ome mencionado.

Logo abaixo temos o Direct Messages que são os DM's. Os DM são mensagens privadas que não vão para o seu perfil, só a pessoa que enviou e a que recebeu saberá e poderá ler os DM's.


 O Favorites já foi explicado, falta agora só explicar o menu Retweets que ficam listados os RT's que rondam seu twitter.
Essa opção lhe proporcionar ver os RT's de todos que você segue [Retweets By Others], os RT's que você dá [Retweets By You] e os RT's que dão em você [Your Tweet's, Retewwted] ou seja seus tweets Retwitados.


Tudo no twitter pode ser disfeito, menos as reações de quem ler seus postes, por isso cuidado.

Deletando um tweet: 
Você pode apagar qualquer Tweet postado, apenas colocando o mouse sobre o tweet e clicando em "Delete"

Deixando de seguir alguém:
Já foi explicado lá em cima, basta dá Unfollow!

Desfazer Retweet:
Basta clicar em (Undo) do lado de Retweeted.


Uma coisa um tanto chata que as vezes acontece no twitter, é quando dá um ERRO. A única coisa desse erro é que sabemos que é passageiro, mesmo assim isso nos irrita muito, mas não se assute quando se deparar com essa mensagem:

É um erro temporário, mas muito irritante. Existem meios de Burlar esse erro, mas isso deixa pra eu contar em outra ocasião.

Não sei se já notaram, é que eu sou muito detalhista e não pulde deixar de observar.

Abaixo de cada tweet existe as "vias" ouseja de onde foi enviado a mensagem.
Normalmente usamos a via Web, que é pela página do twitter ~> www.twitter.com
Mas existem outros meios de twittar, como por exemplo pelo celular via SMS ou com os aplicativos ou ferramentas alheias que estão espalhados por todo o mundo.

Para conferir as vias, basta clicar no link criado abaixo no tweet.

Alguns link's das ferramentas mais usadas.


Eu prefiro o TwetDeck, bem prático e fácil o dificil é só se acostumar.
O TweetDeck organiza oq ue você quiser por colunas. Como uma revista mesmo, só que você escolhe, tudo. Os link's são reduzidos automaticamente, as fotos são postadas automaticamente, apenas arrastando ambos no local onde digita o tweet que ele faz tudo sozinho. E ainda tem um quadro de notificação com som que aparece no lado do seu PC quando chega Tweet's novos.

 O bom é que tem como fazer tudo pela própria janela poup-up, inclusive responder.

Como compartilhar fotos no twitter?

No twitter também existem aplicativos para compartilhamento de fotos. Dois grandes exemplos é o TwitPic e o Phototwit, que ao postar suas fotos automaticamente será postado um link no seu twitter para que seus amigos possam ver a foto. Para isso não precisa se cadastrar nos sites basta associar seu acesso a conta do twitter, digitando seu login e sua senha do próprio twitter. Você faz isso clicando em:


Graças a esse vinculo, o seu perfil, nome.. tudo já está associado ao seu twitter. é como você já tivesse feito o cadastro nesses sites.

O que é TwitterPower?
Não, não é um twitter com super poderes, isso é mais um aplicativo criado pra facilitar nossa vida de twitter (que nem sempre dá certo)
Ao você baixar o PowerTwitter é acrescentado a opção de você reduzir seus link's, postar fotos no twitPic e no tweetphoto entre outras pela própria página web do twitter. Esse é o mais interessante dessa extenção.

Só lembrando... o Power Twitter não é um programa, é um complemento do firefox e pode ser ativado e desativa na hora que bem pretender!


Como diminuir o link no twitter?
Normalmente muito se batem, principalmente os novatos em questão de link's. Eles vêem aqueles link reduzidos e nem tem coragem de clicar por acharem estranho. Mas depois ficam doidos pra saber como as pessoas reduzem os link's. 
A solução é fácil, as vezes o próprio twitter reduz, mas o melhor jeito de se fazer isso é ir nos sites do Migre.me e bit.ly e reduzir o seu link e depois colar no twitter.

Como twittar pelo celular?
A Vivo já havia lançado um serviço exclusivo para os seus cliente poderem enviar e receber tuitadas diretamente do celular por SMS, mesmo para aqueles que não tenham plano de dados. Para isso o cliente apenas deve cadastrar seu número no serviço e enviar as mensagens de texto para o número 1010, o custo de cada tuitada é de R$ 0,15com direito a 50 tweets grátis.

Twitter no celular por SMS

A Claro para não ficar de fora desse mercado emergente, também lançou um serviço igual para os seus clientes, porém com um diferencial importante, o custo do envio é de R$ 0,10, na tarifa promocional. Você deve estar pensando, são só cinco centavos de diferença e essa quantia é irrelevante, mas corresponde a 33% do valor, ou seja 2 tuitadas na Vivo correspondem a 3 na Claro.
Claro que você não vai trocar a sua operadora por causa disso, mas mostra que a guerra por clientes, através de serviços mais baratos, está acirrada entre as duas operadoras.
Para os usuários das outras operadoras da TIM, o serviço do SMS2Blog oferece o mesmo serviço de envio de mensagens para o twitter, porém com um custo de uma mensagem SMS da sua operadora. O serviço também funciona para a Vivo e a Claro, porém o custo não compensa, e promete disponibilizar um número para Oi em breve.
Para se inscrever no serviço da Claro você deve seguir o passo a passo que se encontra no Claro Ideias.
Para se inscrever no serviço da Claro você deve seguir o passo a passo que se encontra no site da Vivo.
Este tipo de serviço somente compensa para quem deseja enviar mensagens esporadicamente, pois o ideal é que se utilize um plano de dados para aqueles que desejam usar o serviço constantemente.

 Quer ter muitos Followers?
Existem sistemas para isso, apesar de não ser muito aconselhavél muitas pessoas usam esses aplicativos. é o chamado "Follow automático", um exemplo bem forte desse serviço é o www.bigFollow.com.br e o http://trtools.com.br/m/#. O TrTolls conselhe ser mais satisfatório do que o BigFollow com a capacidade de seguir 50 pessoas e ser seguido por elas também, enquanto o BigFollow só tem capacidade pra 30.

Quer dá Unfollow em todos que não te segue?
Isso é muito simples exite aplicativos para dá "Unfollow automático também", depois de está no site basta só colocar o seu nick que será listados todos que você segue mas que elas não te seguem. depois de listados, você tem a opção de escolher um por um se quer realmente dá Unfollow neles. Depois de digitar sua senha o sistema dá Unfollow em todos os selecionados.

Acho que por hoje chega,sempre vou ficar atualizando esse post e adicionando mais informações sobre o precioso twitter.
Não esqueça de comentar, isso é muito importante, para que eu saiba a sua opinião sobre o que postei aqui.

Lembrando que apartir de agora para entrar no twitter via Web basta ir para a página ~> www.twitter.com
Clicar no botão de login ~>

E pronto, seja bem vindo-a! \o/

Para sair do mesmo basta clicar em:

3 comentários:

About Us

Recent

Random